Resumo do projeto


Neste projeto é proposto o desenvolvimento de uma ferramenta computacional interativa e inovadora de apoio ao ensino presencial e à aprendizagem on-line de Geometria Euclidiana (Desenho Geométrico) e Geometrias Descritiva e Cotada, tópicos normalmente ministrados em disciplinas dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Geologia, entre outros.

O software proposto destina-se a permitir a execução das construções gráficas necessárias à resolução de problemas de forma totalmente intuitiva, possibilitando que o tempo do estudante seja empregado no estudo do tema alvo e não na aprendizagem do software. Essa nova interface permitirá aos alunos realizar as construções geométricas interagindo com “instrumentos virtuais de desenho” (lápis, esquadros, compasso, etc.), semelhantes aos instrumentos reais com os quais deverão mostrar familiaridade.  Isso permite aos alunos, apesar de interagirem com uma interface virtual, adquirirem habilidade no uso dos instrumentos tradicionais de desenho.

Como base do sistema será utilizado o programa iGeom, já desenvolvido pela equipe proponente, que hoje tem interface gráfica convencional e incorpora recursos de Geometria Dinâmica. Este programa, implementado em forma de applet Java, faz parte de um sistema de aprendizagem de geometria na web, em desenvolvimento, que inclui um Sistema Tutor Inteligente e uma biblioteca eletrônica de exercícios de Geometria.

Uma das principais dificuldades neste projeto é a criação de um esquema de manipulação dos instrumentos virtuais através do mouse (one-handed interface) que permita ao usuário desenhar de forma prática e intuitiva tal como é a convencional, ou seja, utilizando as duas mãos para operar os instrumentos reais.

A interface desenvolvida neste projeto baseia-se nas interações reais entre o aluno e os instrumentos de desenho, tendendo, portanto, ser mais intuitiva que as interfaces convencionais de programas de desenho existentes. Assim, um dos objetivos desse projeto é criar uma interface alternativa realística, mais intuitiva e quase tão eficiente quanto as interfaces convencionais.

Quanto ao hardware, a interface proposta deve se adequar aos equipamentos disponíveis para a maioria dos usuários, dispensando a aquisição de novos periféricos para a utilização do programa final. Esta estratégia é coerente com o objetivo do projeto de disponibilizar uma nova ferramenta computacional para o ensino de geometria que possa ser acessada pelos alunos através da Internet. Além disso, esse modelo, baseado em uma metáfora do mundo real, poderá ser aproveitado em outros softwares de desenho.